adoção de animais em Curitiba
 
PROBEM

Associação de Proteção e Bem Estar Animal

ANIMAIS

Adoção, achados e perdidos, SOS Animais

FIQUE LIGADO!

Fique por dentro dos eventos realizados pela PROBEM


PROJETOS

Conheça nossos sonhos e participe de nossa realidade

COMO AJUDAR

Há muitas maneiras de ajudar, saiba qual delas é a melhor para você

PARCEIROS

Aqui tem amigos pra toda hora, CONHEÇA-OS

FALE CONOSCO

Interesse em adoção, oferta de ajuda ou interesse em parceria, entre em contato

OUTROS LINKS

Ongs e órgãos relacionados à proteção animal

Adoção é um ato de responsabilidade, você está preparado?

 

A imagem de um cãozinho e de um gatinho é quase sempre um apelo irresistível, mas você realmente está comprometido e preparado para adotar um animal de estimação? Nossa maior preocupação é que tanto os adotantes como os animais fiquem bem e felizes após a adoção, por isso sempre orientamos os adotantes a refletirem sobre sua decisão. Se você pretende adotar um animal, reflita alguns momento sobre as questões abaixo:

 

 

TODA SUA FAMÍLIA CONCORDA COM A ADOÇÃO?

Se você não mora sozinho, sabe que o cãozinho ou gatinho conviverá com outras pessoas da família, sendo importante que eles também concordem e participem do ato da adoção. Filhotes tendem a chorar e a morder objetos que sejam deixados ao seu alcance, adultos também podem chorar durante o período de adaptação, assim, todos na casa ou apartamento devem ter consciência disso e estarem dispostos a superar esse período.

 

VOCÊ TEM CRIANÇAS?

Seu filho é muito pequeno? Lembre-se que crianças pequenas podem machucar os animais sem querer pois ainda não compreendem bem o mundo a sua volta e a consequência de seus atos. Cães e gatos podem reagir quando machucados, não por maldade, mas por instinto. Em alguns casos, as crianças, além de se machucarem, chegam a desenvolver medo de animais e passam a vida sem conhecer os benefícios que é ter um cãozinho ou um gatinho. Analise bem a situação e converse com seu filho, leve-o a campanhas de adoção para que conheça os animais e quando sentir que ele está preparado, adote um companheiro que fará com que ele cresça muito feliz!

 

VOCÊ PODE TER UM CÃO OU UM GATO EM SUA CASA OU APARTAMENTO?

Antes de tudo, se você morar em imóvel alugado, deve verificar se o contrato ou o locador não proíbe a presença de animais, evitando assim futuros problemas com o locador. No caso de apartamento, leia a convenção do condomínio para saber se são permitidos animais e quais as regras a serem cumpridas para que possa conviver harmoniosamente com os demais moradores do prédio.

 

VOCÊ TEM ESPAÇO E ABRIGO ADEQUADO?

 Se você residir em casa, deve verificar se tem espaço suficiente para seu cão e se não há possibilidades de fuga para seu gato, além de ter muros e portões que oferecem a proteção adequada. Cães e gatos não devem sair às ruas sem seus donos, pois ficam sujeitos a doenças, maus tratos e atropelamentos. Também é importante que o cão e o gato tenham abrigo adequado que os proteja das intempéries, um lugar que sirva para seu repouso. Se morar em apartamento, você deve se perguntar se tem condições de levar o cão passear duas a três vezes por dia para que possa fazer suas necessidades e se exercitar devidamente. Caso pretenda adotar um gatinho, é muito importante para a segurança de seu bichano a colocação de telas nas janelas.

 

VOCÊ TEM CONSCIÊNCIA DE QUE TERÁ DESPESAS COM RAÇÃO, MEDICAMENTOS, VACINAS, ENTRE OUTROS GASTOS?

Os animais necessitam de refeições balanceadas, sendo que a ração é a alimentação indicada. Também necessitam ser vacinados e medicados conforme as orientações do médico veterinário. E assim como nós, os cães e gatos podem ser saudáveis, mas adoecerem repentinamente, momento em que necessitarão de atendimento médico veterinário e medicações, além de todo carinho da família. Ou seja, não importa o que aconteça, você é responsável pela vida e pela saúde de seu animal de estimação, e deve sempre suprir suas necessidades, tendo consciência dos gastos financeiros que isso implica.

 

SEU ANIMALZINHO VAI FICAR MUITO TEMPO SOZINHO?

Assim como nós, os animais ficam tristes e deprimidos quando passam muito tempo sozinhos. Gatinhos são as melhores companhias para quem trabalham fora o dia todo, pois costumam dormir muitas horas por dia e se acostumam mais fácil à ausência do dono. Mesmo assim, gatos também podem sentir a falta de companhia. Os cães que ficam sozinhos por muito tempo costumam ficar doentes ou começam a "aprontar" pela casa inteira. Se quer mesmo ter um cãozinho ou gatinho, mas vai ficar fora o dia todo, pense em adotar dois cãezinhos ou dois gatinhos ao invés de um, assim um fará companhia ao outro. Mas lembre-se: a despesa é em dobro, você deve ter condições financeiras para manter os dois.

 

E SE VOCÊ VIAJAR?

Este é um ponto muito importante, pois são tristes e  muito comuns os casos em que donos que viajam nas férias, principalmente no fim de ano, abandonam seus cães nas ruas. Pense bem se poderá levá-lo em suas viagens ou se tem algum familiar ou amigo que possa cuidar dele durante sua ausência. Outra opção são os hotéis especializados, que terão um custo que dependerá do tempo de sua viagem.

 

VOCÊ SABE QUE UM CÃO PODE VIVER EM MÉDIA 12 ANOS E UM GATO 14 ANOS?

Durante todo esse período você é responsável pelo seu animal de estimação, devendo cuidar para que ele tenha tudo o que seja necessário para seu desenvolvimento assim como tudo o que for necessário para uma velhice tranqüila ao seu lado. É muito tempo? Pode-se dizer que sim, mas... Sabe aquele momento do dia em que você chega em casa cansado, ainda preocupado com o trabalho ou com problemas pessoais? É quando você vê seu companheiro e nota aquele olhar alegre simplesmente por você ter chegado. Seguem-se os abanos de rabo, as lambidas descontroladas ou um ronronar profundo... É nesse exato momento que você tem a certeza de que quer seu companheiro ao seu lado por toda sua vida!

 

Equipe PROBEM



Mais Notícias:
19.06.2017 - PESQUISA, PARTICIPE!
01.12.2016 - Como identificar se seu cão está sentindo dor
01.11.2016 - Entenda como ocorre a troca de dentes em cães e gatos
01.10.2016 - Música para ouvidos peludos
01.09.2016 - Por que não consigo treinar meu cachorro?





 

EVENTOS

ver todos

PROJETOS

Divulgação e orientação sobre a castração

Campanha de Identificação

Campanha de Adoção de Animais

ver todos

ACOMPANHE
Assine nossa Newsletter
  
 
Outros canais de informação da Probem:

PROBEM - Associação de Proteção e Bem Estar Animal
Copyright©2016. Todos os direitos reservados - PROBEM 2016