adoção de animais em Curitiba
PROBEM

Associação de Proteção e Bem Estar Animal

ANIMAIS

Adoção, achados e perdidos, SOS Animais

FIQUE LIGADO!

Fique por dentro dos eventos realizados pela PROBEM


PROJETOS

Conheça nossos sonhos e participe de nossa realidade

COMO AJUDAR

Há muitas maneiras de ajudar, saiba qual delas é a melhor para você

PARCEIROS

Aqui tem amigos pra toda hora, CONHEÇA-OS

FALE CONOSCO

Interesse em adoção, oferta de ajuda ou interesse em parceria, entre em contato

OUTROS LINKS

Ongs e órgãos relacionados à proteção animal

Projetos Probem

Campanha de Adoção de Animais

A Campanha de Adoção é o pilar central das ações da PROBEM. Foi nela que a PROBEM nasceu e se consolidou na busca incansável por um lar digno e respeitoso para cada animal doméstico. A ação acontece através de campanhas de adoção de cães e gatos, todos castrados, desverminados, com antipulgas e em boas condições de saúde. É nesta ocasião, quando as famílias buscam por um mascote, que encontramos a oportunidade de educar, informar e formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades e deveres. Realizamos campanhas em vários pontos da cidade, cujas datas e horários podem ser acompanhados na sessão FIQUE LIGADO!

Lar Temporário

"O abrigo resolve o problema das pessoas, mas não resolve o problema do animal. O animal merece um lar individual para si onde possa ser cuidados em suas necessidades de alimentação, saúde e necessidades individuais."
Dr. Rafael Ohi

Na medida em que dispõem de espaço e condições financeiras para manter alguns animais temporariamente, nossos associados recolhem, cuidam, esterilizam e dispõem animais para adoção. É uma ação individual, apoiada pelo grupo, com foco nos animais em maior situação de vulnerabilidade como fêmeas prenhes, filhotes, atropelados e idosos. Desta forma, não visa de modo algum recolher animais que estejam sob a tutela de outras pessoas, pois a cada um cabe a responsabilidade pelo animal do qual optou em conviver. A satisfação de ver um animal em estado de grande debilitação totalmente recuperado sendo encaminhado para um lar amoroso é indescritível e torna-se motivação para prosseguir nas ações, acreditando sempre que se há seres humanos capazes de tantas atrocidades, há tantos outros capazes de imensa nobreza e compaixão.

Campanha de Identificação

Grande parte dos animais que estão na rua já teve ou tem um lar, muitos estão perdidos ou abirgados temporariamente com pessoas que os encontram nas ruas. Uma medida simples e eficaz é a diferença entre a dor da perda e a alegria do reencontro. A Campanha de Identificação tem como objetivo orientar os donos de animais a chiparem seus animais e a adquirirem plaquetas de identificação para uso dos animais de companhia.

O chip tem como um de seus objetivos identificar a propriedade do animal, evitando assim que nos casos de roubo ou fuga de cães ou gatos uma ou mais pessoas discutam sobre a propriedade do animal. Já a plaqueta de identificação, na qual consta o nome do animal e o telefone do responsável, é extremamente eficaz em caso de perda ou fuga do animal, pois quem o encontra pode localizar sua origem e informar o dono. 

A Campanha de Identificação acontece paralelamente às Campanhas de Adoção. Quando da entrevista com o futuro adotante, este é informado sobre a importância da identificação e do sofrimento, perigos e maus tratos aos quais os animais estão sujeitos nas ruas caso fujam e não consigam voltar a seus lares.

 

Como fazer a identificação?                         

 

O chip é um micro circuito eletrônico que contém um código único e inalterável, inserido em cápsula de biovidro cirúrgico e implantado pelo médico veterinário, sendo que há uma relação de locais onde é possível a implantação do chip conforme o programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Para mais informações, acesse http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br.

Já a plaqueta de identificação pode ser adquirida em aviários, pet shops ou em outras lojas. São plaquinhas de metal com uma ou as duas superfícies lisas, nas quais um profissional que faça gravações em metal poderá gravar o nome de seu cão e seu telefone. Em seguida, basta colocar a plaquinha presa à coleira de seu cão. Ao passear, prefira utilizar outra coleira para a guia, pois, caso o cão fuja e arrebente a coleira com a guia, não ficará sem a coleira com a identificação, facilitando assim sua localização.

Educação para guarda responsável

De quem é a responsabilidade sobre esses animais que estão nas ruas? Todo animal já teve ou tem um dono. Uma ninhada abandonada é oriunda de um proprietário irresponsável que permitiu uma cria indesejada de sua cadela ou gata. Ou seja, aqueles filhotes não apareceram do nada. Temos que começar a voltar nossos olhos para os proprietários, donos, guardiões e tutores de animais domésticos. Em vários países há regras rígidas e claras e inclusive impostos para se ter animais domésticos. Animais domésticos não são uma necessidade do ser humano, são uma dádiva, um hobby como queiram classificar, e é por esta razão que precisamos começar a cobrar mais responsabilidade de quem compra ou adota um animal. Isso não exime a responsabilidade de toda a sociedade. Mas, enquanto essa mentalidade é transformada, cada um tem que fazer sua parte.

Divulgação e orientação sobre a castração

O que é esterilização ou castração?

É uma cirurgia realizada pelo Médico Veterinário onde são retirados os testículos (no caso dos machos) e ovário e útero (no caso das fêmeas). É indolor, feito com anestesia geral com todo o suporte médico necessário.

 

Por que esterilizar?

Existe um número muito grande de animais domésticos e como não há lares responsáveis para todos, a maioria acaba nas ruas passando fome, sede, frio, sendo maltratado e sofrendo agressões de todos os tipos. Esterilizando evitamos que mais animais nasçam e tenham que passar pelo mesmo sofrimento.

Algumas vantagens da esterilização:

-Evita as crias indesejadas e, portanto, diminui o sofrimento dos animais.

-Reduz a possibilidade de tumores nos machos e fêmeas.

-Reduz miados e latidos e fugas atrás de fêmeas no cio.

-Reduz a necessidade dos machos ficarem demarcando território (fazendo xixi por tudo).

- O controle da natalidade de animais domésticos é um serviço de utilidade pública, portanto, contribui para o bem estar de toda a comunidade.


Com quantos meses um animal pode ser castrado?
A PROBEM defende o conceito da castração precoce, ainda pouco difundida no Brasil, na qual os animais saudáveis são esterilizados a partir de 7 a 8 semanas de vida. Cientificamente comprovada, a castração pediátrica não traz prejuízos a saúde, é mais econômica, o animal tem melhor resposta na recuperação pós-cirúrgica e os riscos são inerentes aos de qualquer cirurgia. A castração precoce é método cientifico reconhecido, ético e legal, apoiada pela American Humane Association (Associação Humanitária Americana) endossada pela American Veterinary Medical Association (Associação Veterinária Americana), pela American Animal Hospital Association (Associação de Clínicas Veterinárias Americana), entre outras associações renomadas.

 

Quer castrar seu cãozinho ou gatinho?
A PROBEM trabalha com a doação de animais castrados e com a educação da população e divulgação sobre a importância da castração de animais como forma de controle populacional e de bem estar dos animais. Caso tenha interesse em castrar seu cãozinho ou gatinho, você pode entrar em contato com a clínica veterinária de sua preferência ou com as organizações não governamentais sediadas em Curitiba que oferecem esse procedimento:
Projeto Focinhos: 8847-2787
Quatro Patas: 3324-9167
Clínica da Sociedade Protetora dos Animais: 3256-8211

 

Para maiores informações, leia nosso artigo "A Importância da Castração": http://www.probem.org/noticia.php?id=3






EVENTOS

04.11.2017 - CAMPANHA DE ADOÇÃO PETZ 04/11/2017

ver todos

PROJETOS

Divulgação e orientação sobre a castração

Campanha de Identificação

Campanha de Adoção de Animais

ver todos

ACOMPANHE
Assine nossa Newsletter
  
 
Outros canais de informação da Probem:

PROBEM - Associação de Proteção e Bem Estar Animal
Copyright©2016. Todos os direitos reservados - PROBEM 2016